Captação
A captação do Sistema de Abastecimento de Água de Angoche é feita a partir do Campo de Furos de Malatane, através de três furos equipados por electrobombas SP30-2. A exploração do campo de furos teve seu inicia em 2009 com o inicio de Gestão Delegada nesta Área Operacional. Antigamente a captação era feita numa lagoa localizada no mesmo campo de furos. Os furos têm uma profundidade máxima de 40 metros e diâmetros de revestimento de 125 mm, ligados a uma adutora por condutas com diâmetros DN110, podendo captar um máximo de 75m3/h.
Aduçao e Tratamento
A Estação de Tratamento de Água é alimentada através de uma adutora com 4.7 m de diâmetro e DN250 mm de diâmetro. O processo de tratamento de água é feito é através de Desinfecção por cloro (HTH). Este processo entrou em uso quando o processo de abstracção de água deixou de ser feito na Logoa de Marretane passando a ser feita através de furos. Antigamente o tratamento era feito com adição de sulfato de alumínio e filtração através de filtros metálicos a pressão.
Distribuição
A distribuição de Água é feita a partir do Centro Distribuidor (CD) de Parapato, situado a 30 de altura da ETA onde se procede a bombagem de alimentação ao CD. A elevação ao CD é feita através de duas electrobombas do tipo CR com capacidade de elevar 64 m3/h cada, uma altura manométrica de 90 m e potencia eléctrica de 15 kw cada. A Rede de distribuição tem uma extensão de 42 km, cobrindo os Bairros de Inguri, Horta, Puli e Central. Com diâmetros que variam de 250 à 63 mm.
Segundo o Projecto de Extensão de Rede elaborado pela Sinohydro, a demanda de água é estimada é cerca de 6.642 m3/h, contra uma capacidade máxima de produção de água de 1.800 m3/dia. O período médio diário de Distribuição é de 22:00 horas.