A Área Operacional da Beira, situada na província de Sofala, é a maior área operacional da Região Centro, possuindo o maior número de clientes e o maior sistema de abastecimento de água que alimenta as populações dos municípios da Beira e de Dondo, incluindo a sede do Posto Administrativo de Mafambisse. O sistema de abastecimento de água tem como capacidades nominais de captação, produção e armazenamento de 60.000 m3/d, 50.000 m3/d e 36.590 m3, respectivamente.
Descrição do Sistema
CAPTAÇÃO
A captação de água para a Estação de Tratamento da Mutua é feita num canal que serve de reservatório de água bruta. A água bruta é proveniente do Rio Pungué e pode ser transferida para esse canal vinda de duas captações distintas, uma antiga que pertence à Empresa Açucareira de Mafambisse e outra situada no Dingue-Dingue recentemente construída pelo FIPAG. A Captação no Dingue-Dingue é constituída por 3+1 grupos de bombagem submersíveis com uma capacidade nominal de 1.350 m3/h e uma altura manométrica de 17,2 m.
O SAA da AO-Beira dispõe de cerca de 942 km de rede de distribuição, incluindo tubagem primária, secundária e terciária. Parte desta rede é obsoleta, em asbesto-cimento (AC), com mais de 50 anos de idade, estando vulneráveis à ropturas. Para além do AC, também existem tubagens em ferro galvanizado, copolene e PVC, com os diâmetros a variarem de DN600 à DN50 (ver mapa abaixo nas plantas ilustrativas do SAA).