Aspectos Gerais do Sistema
O sistema de abastecimento de água da Área Operacional de Chókwè (AOC) localiza-se no município e distrito do mesmo nome e também no distrito de Guija. É constituído por 10 subsistemas que abastecem o município de Chókwè e áreas adjacentes, nomeadamente, Lionde, Conhane, Massavassa, Nwachicoluane, Xilembene, Hókwe, Mapapa e vila-sede do distrito de Guijá. A principal fonte de captação de água é subterrânea com excepção de Hokwe e Xilembente cuja captação é feita superficialmente através do rio Limpopo. O sistema tem uma capacidade de reserva de 2.130m3, com uma capacidade instalada de 703m3/h e 19. 284 Clientes. A taxa de cobertura da rede existente é de 81% correspondente a uma população servida estimada em cerca de 110.002 habitantes.
Captação
A fonte de captação do sistema de Chókwè é o aquífero de águas subterrâneas, com a excepção de Xilembene e Hókwè que tem como principal fonte o rio Limpopo, cujos volumes são abaixo descritas:
- Sistema da cidade de Chókwè com uma capacidade de produção de 10.056 m3/dia;
- Sistemas autónomos (PSAAs) de Lionde, Massavasse, Conhane, Nwachicoluane Mapapa, Hokwe, Xilembene e Guja com capacidade de produção de 6.816 m3/dia.
O Sistema da Cidade baseia-se numa captação subterrânea feita através de 06 furos e igualmente para os sistemas autónomos cuja captação é também subterrânea através de 07 furos exceptuando Hokwe e Xilemebene cuja captação é superficial, no rio Limpopo para contornar problemas de intrusão salina nas fontes subterrâneas a uma distância de 350 metros. Com desvio de parâmetros de qualidade de água por elevados cloretos e condutividade, a água é salobre em Nwaxicoluane, Mapapa, conhane e Massavasse.