A Área Operacional de Quelimane, localizada na província da Zambézia, possui como fonte de captação de água subterrânea e abastece as populações da Cidade de Quelimane, a vila sede do Distrito de Nicoadala e parte do posto administrativo de Licuar.
Descrição do Sistema
A água do Sistema de Abastecimento da Cidade de Quelimane é de origem subterrânea sendo captada em dois campos de furos, nomeadamente Licuar e Nicoadala, com uma capacidade total de captação de 20.016 m3/d e produção de 19.512 m3/d.
Captação e ETA de Licuar
A Captação de Licuar é bastante antiga e é constituída por 8 furos artesianos, dos quais 3 foram abertos no ano 2015, com uma capacidade instalada de captação de 13.824 m3/d. A água do campo de furos de Licuar contém um teor de ferro elevado, o que levou a construção de uma ETA no local, constituída por um sistema de aeração e 5 células de filtros lentos e uma capacidade de tratamento de 10.800 m3/d.
Assim, a água captada dos furos é transportada para a ETA, onde descai na cascata, recebendo oxigénio do ar que oxida o ferro e fica retido nas areias dos filtros. A água tratada entra para um reservatório semienterrado de 250m3 de capacidade, de onde é bombeada para um depósito elevado de 500m3 com cerca de 32 m de altura, sendo desinfectada com HTH antes de por gravidade seguir para o CD de Quelimane. Devido a limitada capacidade de tratamento na ETA, a água captada em parte dos furos (os furos com melhor qualidade de água bruta) é transportada directamente para a cisterna, de onde é desinfectada com HTH.