Captação
A captação do SAA de Cuamba é feita a partir da Bacia de Metucué, localizada no Posto Administrativo do mesmo nome; localizada no sopé de uma serra, recebe água da Barragem de Mpopole localizada a 2.0 km de distância da Bacia e à uma altura de cerca de 350 metros. A Barragem de Mpopole tem uma capacidade de armazenamento aproximada de 3.0 Milhões de m3 (valor que carece de confirmação). Pertence a empresa Electricidade de Moçambique e foi construída nos anos de 1987 com objectivo de operacionalizar a Hidroeléctrica e fornecer energia eléctrica a Cidade de Cuamba.
No período chuvoso, o abastecimento de água a Bacia é feita pela água que galga uma fenda na barragem; no período de estiagem, o fornecimento de água a Bacia é feita através da Hidroeléctrica, aproveitando parte de água turbinada. A capacidade máxima de abstracção de água é de 40 m3/h.
Adução e Tratamento
A conduta adutora do sistema tem uma extensão de cerca de 35 Km, com uma tubagem maioritariamente em material Asbestocimento, com 160 mm de diâmetro nos primeiros 25 km e restante troços com 200 mm. Os atravessamentos em rios são feitos em material galvanizado e parte de troços com uma extensão de perto de 5 km considerados antigamente como críticos foram substituídos por tubagem de PVC de 160 mm de diâmetro.
O escoamento de água da Bacia de Metucue para a ETA localizada na Cidade de Cuamba é feito por gravidade numa diferença de cota de aproximadamente 85 m. O processo de Tratamento existente na ETA é apenas a desinfecção por cloro (HTH).
Distribuição
A distribuição de água é feita através de CD de Mpopole, localizado no recinto da ETA, sendo através de Elevação a Torre de Distribuição e também com recurso a Bombagem Directa a rede. A elevação a Torre é feita através de duas electrobombas centrifugas com 60 m3/h de caudal nominal e uma altura manométrica de 35 m.c.a., enquanto que a Bombagem directa é feita através de uma electrobomba centrifuga com 62 m3/h de caudal e 38 m de altura de elevação.
A rede de distribuição compreende diâmetros de 200 a 60 mm de diâmetro, cobrindo os Bairros de Mutxora, Adine 1, Adine 2 e Adine 3. Tem uma extensão total de cerca de 41.0 km. A demanda de água é estimada em cerca de 6.270 m3/dia em 2012, segundo o Estudo de viabilidade feito pela empresa Burnside.